Por que a Terapia Cognitivo Comportamental?

Por que a Terapia Cognitivo Comportamental?

O nome é complicado, mas diz tudo. A terapia cognitiva é voltada aos recursos do pensamento, e a terapia comportamental é voltada às ações; logo, podemos definir uma terapia cognitivo comportamental como “a terapia que ajuda o paciente na auto observação, análise e mudança dos seus padrões de pensamentos (cognições) e comportamentos“, para que ele viva de uma forma mais consciente, de acordo às metas que deseja.

A filosofia por trás da psicologia

A princípio podemos pensar que a angústia, a depressão e a raiva são produtos de eventos desfavoráveis, mas basta observar à volta para constatar que o mesmo evento que amedronta uns é enfrentado (até com serenidade) por outros. “Um fato em si mesmo, é apenas um fato; o que nos faz mal é a maneira como o vemos”.

Quando acolhemos ideias novas, quando conseguimos traçar um caminho que nos leve à realização pessoal sem passar por transformar os outros, as soluções ficam mais fáceis, o mal estar ameniza, o ânimo renasce. Assim, crescemos como pessoas, nos tornamos mais felizes. Provocar essas mudanças é o papel da terapia.

 

2 Respostas de Elaine

  1. Gustavo Autor janeiro 16, 2015 (1:18 am)

    Olá, parabéns pelo Blog.

    Como faço para agendar uma consulta ?

    Grato.

    • Elaine Autor janeiro 16, 2015 (12:48 pm)

      Obrigada, Gustavo! Você pode agendar uma consulta ligando diretamente para mim, nos telefones 2495-6931 ou 98855-6931. Se eu não puder atender no momento, pode deixar seu telefone na secretária eletrônica, e eu ligo para você.